Sinecarga
Filiado a UGT
Novo Horário de Atendimento: De 2ª a 5ª feira das 8:00 às 17:00; 6ª feira das 8:00 às 12:00
Notícias

Sindicato dos Comerciários de SP lança livro em comemoração aos 130 anos do Dia Internacional do Trabalhador

Sindicato dos Comerciários de SP lança livro em comemoração aos 130 anos do Dia Internacional do TrabalhadorPublicada - 19/09/2016

Com o apoio da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, foi lançado, na noite de segunda-feira, 19, o livro "1º de Maio, sua imagem,  seu significado,  suas lutas",  de José Luiz del Roio.

O evento, que aconteceu na sede do Sindicato dos Comerciários, contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, de parlamentares e de representantes das centrais sindicais CUT, Força Sindical,  CTB, Nova Central e CSB, que fortaleceram a unidade entre as entidades, o que sempre esteve presente nas lutas que envolvem a ampliação dos direitos trabalhistas.

O livro, que comemora 130 anos do 1º de Maio, cumpre um importante papel de guardar a memória do que é o Dia Internacional do Trabalhador e, principalmente, a relação do movimento sindical para o fortalecimento das relações trabalhistas. "As comemorações ao 1º de Maio surgiram nos Estados Unidos, depois de uma greve por melhores condições no trabalho e nós, brasileiros, ainda não tínhamos abolido a escravidão. Passados 130 anos, o movimento sindical americano vem ao Brasil pedir apoio para suas ações porque o setor patronal conseguiu enfraquecer a organização trabalhista naquele País, isso é motivo de orgulho para a nós e ao mesmo tempo de preocupação, para que não aconteça aqui o que hoje acontece lá", diz Ricardo Patah, presidente nacional da UGT.

Patah lembrou ainda que o lançamento do livro coincide com os 75 anos de fundação do Sindicato dos Comerciários de São Paulo. "Esta é uma data muito importante para os trabalhadores e trabalhadoras do comércio e para todo o movimento sindical, porque o sindicato nasceu para fortalecer e defender a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e hoje este livro faz um regate de toda essa história".

O governador Geraldo Alckmin observou como é fundamental a construção da memória das ações do movimento sindical, por meio da elaboração de um livro, que é um instrumento que fica para as próximas gerações saberem o que foi a luta de classes no início da organização trabalhista. "É uma honra participar deste evento histórico para o movimento sindical e para a classe trabalhadora". 

Reforçando seu posicionamento de que direitos não se revoga, se aprimora, Ronaldo Nogueira, ministro do Trabalho prestigiou o lançamento do livro, fez uma visita ao prédio do Sindicato dos Comerciários e afirmou que a classe trabalhadora continuará com seus direitos adquiridos e terá avanços significativos ao longo dos anos.  "Não mexermos em direitos adquiridos, como férias ou 13º, o ministério realiza um amplo debate com a classe trabalhadora, visitando sindicatos e conversando com as categorias e pedindo a participação de todos, pois o trabalhador será protagonista da construção de novos tempos".

Durante o evento, o ministro do Trabalho reiterou que não é a proposta do Governo tirar direito da classe trabalhadora, que o Ministério não ampliará jornada de trabalho e que é infundada a alegação de que os profissionais trabalharão 12 horas por dia ou 48 horas semanais. "A preocupação com o trabalhador é com a segurança jurídica e com a geração de emprego e renda. Nós vamos atualizar a legislação por meio da participação do movimento sindical".

Fonte: Imprensa UGT