Sinecarga
Filiado a UGT
Novo Horário de Atendimento: De 2ª a 5ª feira das 8:00 às 17:00; 6ª feira das 8:00 às 12:00
Notícias

Reunião com Presidente da Câmara dos Deputados, UGT propõe criar Comissão Geral para debater reforma

Reunião com Presidente da Câmara dos Deputados, UGT propõe criar Comissão Geral para debater reformaPublicada - 07/12/2016

O presidente da Câmara dos Deputados , Rodrigo Maia, participou de encontro com representantes de centrais sindicais, que criticam o texto encaminhado pelo Executivo. Na audiência, realizada em 06/12, o deputado propôs ampla discussão sobre a reforma da Previdência (PEC 287/16) e afirmou que a matéria vai seguir os prazos, o trâmite correto e o respeito ao debate com toda a sociedade.
Em nome da União Geral dos Trabalhadores (UGT) o secretário nacional de Relações Institucionais da Central, Miguel Salaberry Filho sugeriu a criação de uma Comissão Geral, integrada por lideranças das centrais sindicais. Junto a Salaberry, compareceram ao encontro Jorge Viana, Renato Guerra, Thiago Fernandes e José Augusto Cordeiro, todos da UGT/DF, que fizeram parte do grupo de sindicalistas mandatários da Força Sindical, Central única dos Trabalhadores (CUT) Nova Central (NCST), Central de Sindicatos do Brasil (CSB) e Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).
O RITO DO TRÂMITE
Após ouvir as reivindicações, o presidente da Câmara manifestou o desejo do presidente Temer em que o debate envolvesse todos os atores interessados na PEC. Informou que a tramitação este ano seria somente aprovar a admissibilidade ou não da PEC na CCJ, daria vista de duas sessões do Plenário da Câmara e após votaria na CCJ. A Câmara vai entrar em recesso e votaria em fevereiro de 2017, quando serão retomados os trabalhos do Legislativo.
Pela previsão que fez, seriam necessárias de 10 a 40 sessões para apresentar o Relatório do relator a ser designado. Haveria, então, a Comissão Especial e a Comissão Geral, proposta pelo ugetista. O Governo quer a votação da PEC 287/2016, na Câmara dos Deputados, até final do primeiro semestre de 2017.
As centrais sindicais voltam a se reunir no dia 8/12, às 11 horas, no Departamento Intersindical Economia e Estudos Sócio Econômicos (DIEESE), para debater a reforma da Previdência.
A PEC 287/2016
Conforme o texto encaminhado pelo governo, a nova regra geral para a aposentadoria passará a exigir idade mínima de 65 anos e 25 anos de contribuição, sendo aplicada a homens e mulheres que, na data de promulgação da nova emenda à Constituição, tiverem, respectivamente, menos de 50 anos e menos 45 anos. Homens e mulheres acima dessas idades serão enquadrados em regras de transição. A proposta não atinge quem já adquiriu o direito de aposentadoria ou quem o terá até o início de vigência das novas regras.

Renato Ilha, jornalista (MTb10.300)