Sinecarga
Filiado a UGT
Novo Horário de Atendimento: De 2ª a 5ª feira das 8:00 às 17:00; 6ª feira das 8:00 às 12:00
Notícias

Humanidade perde Paul Singer, o intelectual militante da causa social

Humanidade perde Paul Singer, o intelectual militante da causa socialPublicada - 17/04/2018

SÃO PAULO/SP – Dias após completar 86 anos, morreu, na noite de 16 de abril, o economista e professor Paul Singer, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) e uma das principais referências intelectuais do país. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês e não resistiu ao quadro de septicemia, uma infecção generalizada do corpo que pode surgir como complicação de outra infecção mais simples, como uma pneumonia.

Nascido em Viena, na Áustria, no dia 24 de março de 1932, Paul Israel Singer é filho de família de pequenos comerciantes judeus que morava no subúrbio operário de Viena. Quando o país foi invadido e anexado pela Alemanha, em 1938, cresceu a perseguição aos judeus, que já ocorria desde a ascensão de Adolf Hitler na liderança do país germânico. Ameaçada pelo risco, a família decide emigrar para o Brasil, em 1940, pois alguns parentes já residiam no país. Mais tarde, os nazistas promoveriam uma das maiores tragédias da humanidade, que ficou conhecida com o “Holocausto Judeu”.

Em São Paulo, Paul Singer cursou Eletrotécnica na Escola Técnica Getúlio Vargas, em 1951, e exerceu a profissão até 1956. Foi filiado ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e teve participação ativa no movimento sindical. Foi um dos líderes da greve dos 300 mil, que paralisou a indústria paulistana por mais de um mês em 1953. No ano seguinte, conquistou a cidadania brasileira. Após abandonar a profissão, Paul Singer ingressou no curso de Economia da Universidade de São Paulo e se formou em 1959.

Durante a segunda metade da década de 1950, Paul Singer foi membro ativo do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e foi um dos fundadores da Organização Revolucionária Marxista Política Operária (Polop), uma organização de esquerda que era proveniente da ala mais à esquerda do PSB. A organização foi uma das mais importantes da resistência no Brasil, influenciando a formação de diversos outros grupos revolucionários de esquerda.

PROFESSOR MILITANTE

A carreira de Paul Singer como professor começou em 1960, quando passou a lecionar na Universidade de São Paulo (USP). Dando prosseguimento também aos estudos, em 1966, alcançou o doutorado em Sociologia, também pela USP, defendendo tese sobre o desenvolvimento econômico e os desdobramentos territoriais em cinco cidades brasileiras. Como orientador, Florestan Fernandes, sociólogo e político brasileiro muito significativo e respeitado no meio acadêmico.

Depois de estudar Demografia em Princeton, nos Estados Unidos, Singer retornou a São Paulo como Professor Titular da USP nas faculdades de Economia, Administração e Contabilidade. No entanto, o Golpe Militar de 1964 mudaria a vida e a história brasileira, com o começo das perseguições aos adversários políticos e defensores de ideias progressistas. O Ato Institucional Número 5 (AI-5), de 1968, cassou os direitos políticos de Singer e impôs a aposentadoria compulsória por causa de suas atividades políticas, com apenas 37 anos de idade.

Ao lado de vários outros professores e pesquisadores expulsos da USP, Paul Singer participou da fundação do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), um núcleo intelectual de oposição à ditadura, em que atuou até 1988. O intelectual voltou a lecionar em 1979, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), local em que lecionou durante quatro anos.

UM POLÍTICO INTELECTUAL

Em 1980, no período de ebulição do movimento social, especialmente no sindicalismo, ajudou fundar o Partido dos Trabalhadores (PT). Mas já no ano seguinte foi convidado por Luiza Erundina, prefeita de São Paulo, para o cargo de Secretário de Planejamento do município.

O economista Paul Singer se destacou nas pesquisas acerca da economia solidária, que consiste em uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorização do ser humano. A publicação de vários livros sobre o tema viraram referência para estudos sobre desenvolvimento local. A atuação e produção intelectual de Paul Singer o distinguiram com honraria de Grande Ordem do Mérito da República da Áustria, recebida em 2009.

Paul Singer foi casado com Melanie Berezovsky, falecida em 2012, e pai de três filhos: um cientista político, uma socióloga e uma jornalista. O austríaco de cidadania brasileira trabalhou junto ao governo federal e estava dedicado à luta pela erradicação da miséria.


Renato Ilha, jornalista (MTb 10.300)
Fotografia de Roberto Stuckert Filho/ Agência O GLOBO