Sinecarga
Filiado a UGT
Novo Horário de Atendimento: De 2ª a 5ª feira das 8:00 às 17:00; 6ª feira das 8:00 às 12:00
Notícias

Novo ministro do Trabalho fala em diálogo construtivo com centrais e federações

Novo ministro do Trabalho fala em  diálogo construtivo com centrais e federaçõesPublicada - 18/04/2018

Ministério, durante a cerimônia de transmissão de cargo, em 17/04, Helton Yomura, terá de enfrentar o quadro desfavorável do desemprego no Brasil. Será preciso mais do que manter “um diálogo construtivo com as centrais de trabalhadores e as federações de empregadores”.

O antigo secretário executivo da pasta terá pela frente um país que registrou taxa de desocupação de 12,6%, no trimestre encerrado em fevereiro, conforme os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), que foram divulgados no final de março pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em números absolutos, são 13,121 milhões de desocupados, menos 426 mil desempregados em relação a 12 meses atrás, ou um recuo de 3,1%. O total de ocupados cresceu 2,0%, no período de um ano, com a criação de 1,745 milhão de postos de trabalho. O contingente de inativos também avançou 0,6%, registrando 378 mil pessoas a mais nessa condição.

O mercado de trabalho no País perdeu 611 mil vagas com carteira assinada no período de um ano. O total de postos de trabalho formais no setor privado encolheu 1,8% no trimestre encerrado em fevereiro ante o mesmo período do ano anterior, segundo os dados da Pnad Contínua. O total de vagas formais no setor privado no País caiu a 33,126 milhões de postos, o montante mais baixo de toda a série histórica iniciada em 2012.

MUDANÇAS “ÁGEIS”

Dias antes da transmissão de cargo, Yomura já havia sido empossado pelo presidente Michel Temer, em solenidade no Palácio do Planalto, e ratificou a manutenção de ações desenvolvidas pelo Ministério do Trabalho, com destaque para os serviços efetuados por meio de aplicativos, como o “Sine Fácil”, Carteira de Trabalho Digital e Seguro Desemprego Web, consideradas ferramentas tecnológicas que facilitam a vida do trabalhador.

Na mesma direção, o atual secretário-executivo do Ministério, Leonardo Arantes, enfatizou o impacto positivo das ações do Ministério nos últimos dois anos, apontando que o “Sine Fácil” superou em mais de 300% os atendimentos presenciais de trabalhadores”, com mais de 1 milhão de downloads do aplicativo.

Ao mencionar a mudança da legislação trabalhista, em vigor desde novembro do ano passado, Helton Yomura acrescentou que “Se, lá na frente, notarmos que alguma coisa precisa ser alterada, vamos reconhecer isso com humildade e propor mudanças, sempre com o objetivo da promoção do trabalho decente no Brasil”.

Logo ao chegar ao Ministério do Trabalho, como secretário-executivo, em outubro de 2017, Yomura agilizou o processo de contratação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), para atuar na consultoria à pasta. A FGV vai mapear os processos da Coordenadoria Geral de Imigração por R$ 5,3 milhões.


Renato Ilha, jornalista (MTb 10.300)