Sinecarga
Filiado a UGT
Novo Horário de Atendimento: De 2ª a 5ª feira das 8:00 às 17:00; 6ª feira das 8:00 às 12:00
Notícias

Ugetistas discutem o sindicalismo no Brasil e o cenário político atual

Ugetistas discutem o sindicalismo no Brasil e o cenário político atualPublicada - 14/09/2018

Nos dias 14 e 15 de setembro acontece a VIª Plenária da UGT-RS. O evento realizado em Porto Alegre propõe uma avaliação do sindicalismo no Brasil apontando perspectivas e proposições para o movimento sindical e as posições da central gaúcha frente o pleito eleitoral de outubro.

A abertura dos trabalhos contou com a presença do presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, e de dirigentes e representantes de entidades ligados ao movimento sindical. Em suas boas vindas, Patah apresentou um vídeo do Mutirão do Emprego realizado pelo Sindicato dos Comerciários de São Paulo em parceria com a UGT, e que ofereceu mais de 4 mil vagas de trabalho na capital paulista.

Ainda durante a abertura, os candidatos ao Senado Federal, Senador Paulo Paim e Abigail Pereira, apresentaram suas candidaturas trabalhistas que serão apoiados pela UGT-RS nas próximas eleições. O sindicalista Gelson Santana, que é candidato a Deputado Estadual, também conta com o apoio da central gaúcha e falou de seus projetos de campanha.

Para Norton Jubelli, presidente da UGT-RS, o novo sindicalismo também passa por assumir posições e projetos que contemplem a luta dos trabalhadores na esfera pública. “Temos que deixar a retórica. Precisamos sair do discurso e partir para prática. Não podemos perder a oportunidade de eleger um representante verdadeiramente identificado com as pautas trabalhistas. Temos que apoiar quem tem coragem de apresentar seu nome para uma causa maior, apoiar quem quer deixar de ser pedra para se tornar vitrine, e a oportunidade é essa”, sugere Norton.

A programação do primeiro dia de evento contou ainda com a palestra do Assessor Parlamentar do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), André Santos, que falou sobre o papel do Congresso Nacional no fortalecimento da Democracia no Brasil e fez uma análise do perfi­l dos atuais congressistas e o que pode mudar com as próximas eleições. Roberto Nolasco, Economista pós-Graduado em Administração, Coordenador de Finanças da UGT e Diretor Técnico do IAE (Instituto de Altos Estudos da UGT) explanou sobre o financiamento sindical e como manter o sistema Confederativo. O Tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Porto Alegre (STICC), Vilmar Neves da Silva Júnior apresentou o case “A experiência dos Trabalhadores da Construção Civil de Porto Alegre frente à derrocada dos Direitos Trabalhistas e a tentativa de aniquilamento do Sindicalismo”.

As pautas administrativas da entidade serão abordadas no segundo dia de evento, que terá ainda o “Café Sensorial” apresentado por Cremilda Bastos Cravo, Secretária Nacional adjunta de Políticas Sociais da UGT e Silvana Alves de Souza de Oliveira, Diretora do SIEMACO (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo).

Fonte: Imprensa UGTRS