Sinecarga
Filiado a UGT
Novo Horário de Atendimento: De 2ª à 5ª feira: 8:00 às 17:30 e 6ª feira: 8:00 às 12:00
Notícias

19 de novembro - Dia da Bendeira

19 de novembro - Dia da BendeiraPublicada - 19/11/2019

A Bandeira Nacional do Brasil foi instituída em 19 de novembro de 1889, pelo Decreto número 4, após a Proclamação da República. Os Estados da Federação são representados por estrelas. Projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares, foi inspirada na antiga Bandeira do Império desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret, sendo que a esfera azul-celeste e a divisa com a inscrição "Ordem e Progresso" está no lugar da Coroa Imperial.

As cores oficiais da bandeira brasileira são o verde, amarelo, azul e branco, com a frase "Ordem e Progresso".

Originalmente, simbolizavam as cores das casas reais da família de D. Pedro I. No entanto, ao longo dos anos os brasileiros associaram outros significados para cada uma das cores:

*o "branco"significa o desejo pela paz;

*o "azul", simboliza o céu e os rios brasileiros;

*o "amarelo", simboliza as riquezas do país;

*o "verde", simboliza as matas (a rica floresta brasileira).

A frase "Ordem e Progresso" foi baseada nos estudos do filósofo francês, fundador do positivismo, Augusto Comte: "O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”. O positivismo possui ideais republicanos, como a busca de condições sociais básicas, através do respeito aos seres humanos, salários dignos e, também, o melhoramento do país em termos materiais, intelectuais e, principalmente, morais.


Fonte: Imprensa SECEFERGS/UGTRS