Sinecarga
Filiado a UGT
Novo Horário de Atendimento: De 2ª a 5ª feira das 8:00 às 17:00; 6ª feira das 8:00 às 12:00
Notícias

Acidente em supermercado, em São Luiz/MA, retrata precariedade na segurança

Acidente em supermercado, em São Luiz/MA, retrata precariedade na segurançaPublicada - 03/10/2020

O desabamento das gôndolas de aproximadamente 10 metros de altura, ocorrido no dia 02/10, em São Luiz, quando o supermercado estava em pleno funcionamento, causou a morte de uma funcionária do estabelecimento e deixou outras oito pessoas feridas.

Cinco prateleiras caíram sobre os clientes e funcionários em um efeito dominó. Vídeos da câmera de segurança da local, mostram o momento exato do acidente, registrado por volta das 20h daquele dia.

O desrespeito às regras preconizadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelos sindicatos da classe explicam a criminosa ocorrência, que pode ser constatada em hipermercados e atacadões.

SITUAÇÃO RECORRENTE

Secretário de Relações Institucionais da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Presidente do SECEFERGS, Miguel Salaberry Filho, aponta a ineficiência na fiscalização municipal em restringir a ação desses contraventores. O sindicalista apresentou denúncias em estabelecimentos comerciais de Brasília e Porto Alegre, sem receber explicações condizentes.

Para ele, em respeito às regras regulamentadoras, as operações da máquinas empilhadeiras deveriam ser realizadas fora do horário de circulação de consumidores, o que também preservaria a segurança dos funcionários.

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.30000