Sinecarga
Filiado a UGT
Novo Horário de Atendimento: De 2ª a 5ª feira das 8:00 às 17:00; 6ª feira das 8:00 às 12:00
Notícias

Videoconferência atualiza entendimento da conjuntura de dirigentes da UGT

Videoconferência atualiza entendimento da conjuntura de dirigentes da UGTPublicada - 08/10/2020

 

Videoconferência atualiza entendimento da conjuntura de dirigentes da UGT

Em videoconferência, realizada na manhã de 07 de outubro, presidentes das estaduais da União Geral dos Trabalhadores e o Colegiado UGT, voltaram a debater questões conjunturais e orgânicas.

Em nome dos ugetistas gaúchos, Norton Jubelli, presidente da UGT-RS, apresentou relatos e sugeriu propostas e encaminhamento no encontro. Ele lembrou o esforço para manter a sede montada e estruturada e a inexistência de passivo trabalhista pendente, visto que os funcionários dispensados foram devidamente indenizados.

“Tais ações projetam uma retomada à dinâmica anterior à pandemia e ao momento conturbado da política nacional”, destacou Jubelli, que visualiza o cenário seguinte à pandemia, com a retomada da atividade econômica plena, e percebe a importância da preservação do espaço físico para centralizar o relacionamento entre os filiados.

“Sem uma sede, não há como cobrar uma participação mais efetiva dos filiados sem um espaço próprio para o convívio e o debate franco”, concluiu o ugetista gaúcho. A partir da sede, os sindicalistas discutem ações e encaminhamentos nas questões trabalhistas, mas também naquelas de alcance social, como a pandemia, que afetou o mundo inteiro.

ATUAÇÃO DA EXECUTIVA NACIONAL

Quando a pauta focalizou a atuação da executiva nacional, Norton Jubelli elogiou a postura assumida pela direção nacional no momento em que o sindicalismo atravessa a pior crise de sua história. Então, enalteceu a projeção conquistada pelo presidente nacional da central, Ricardo Patah, que produziu grande visibilidade nos principais e veículos de comunicação do país.

Jubelli reafirmou a defesa que faz da continuidade do auxílio emergencial no valor de R$ 600,00 até o final do ano e postulou que central marcasse posição na proposta, embora o governo federal anuncie em R$ 300 para os próximos.

DESONERAÇÃO E CONTRAPARTIDA

No debate sobre a manutenção da desoneração da folha de pagamentos, Jubelli apresentou as ressalvas dos gaúchos sobre o tema. A começar pela vantagem obtida pelo segmento empresarial agrícola durante anos, sem que fossem mantidos os postos de trabalho ou tampouco o aumento dos salários para os empregados do setor beneficiado pela isenção.

Embora exista risco de mais desemprego com o fim da desoneração da folha de pagamento, o sindicalista é favorável ao estabelecimento de contrapartidas para os empresários. Caso venha a ser mantida a desoneração, que ela dependa da garantia do emprego dos trabalhadores, por exemplo.

PERÍCIAS MÉDICAS E ELEIÇÕES

Norton Jubelli ainda interviu no ponto da pauta que focalizou o represamento das perícias do INSS, fato negativo para o trabalhador, que depende da prestação do serviço, mas positivo para o governo, que fica isento de pagar o valor correspondente à contribuição e remunera no valor de um salário mínimo.

Como a necessidade do confinamento criou novas formas de comunicação e trabalho, como videoconferência e home-office, sugerimos que as perícias médicas adotem a mesma ferramenta. E, na localidade em que o sinal de internet seja ruim, que as perícias médicas sejam feitas na unidades de saúde do SUS da cidade em que o segurado reside.

O presidente da UGT sul-rio-grandense saudou a candidatura para o cargo de vereador de três ugetistas gaúchos: Gelson Santana Sagu, filho de Gelson Santa, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Porto Alegre (STICC), Marisa Ourique, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Santiago, além de Roberto do Carmo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Santiago.

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)